EUA – Empreendedores de 20 anos de idade são os únicos a ter boas ideias? Boas ideias surgem em qualquer idade, mas é preciso experiência para transformá-las em histórias de sucesso.
Steve Jobs tinha 21 anos quando ajudou a fundar a Apple, mas ele era um CEO de 43 anos quando a empresa criou o iMac.
Esqueça o que ouviu sobre prodígios de 22 anos, sentados nas bancadas de suas startups populares do Vale do Silício – se você deseja encontrar os empreendedores mais bem-sucedidos, precisa voltar algumas décadas.
De acordo com o artigo de trabalho Age and High-Growth Entrepreneurhship (em português, Idade e Empreendedorismo de Alto Crescimento), do professor do MIT Sloan, Pierre Azoulay, e do aluno de doutorado Daniel Kim, nos EUA, a média de idade dos empreendedores que iniciaram empresas e contrataram pelo menos um funcionário é de 42 anos.
Na dúvida, invista nos empreendedores de meia-idade
De acordo com a pesquisa, “se você não soubesse mais nada e tivesse duas idéias idênticas, uma proposta por uma pessoa muito jovem e outra proposta por uma pessoa de meia-idade, seria melhor você apostar em uma pessoa de meia-idade, se quisesse obter sucesso ”, disse Azoulay.
Para descobrir a correlação entre idade e empreendedorismo, Kim e Azoulay levantaram dados administrativos do Census Bureau’s Longitudinal Business Database (em português, Banco de Dados Longitudinais de Negócios do Census Bureau) e dados de proprietários de empresas do Schedule K-1 do Internal Revenue Service (Receita Federal).
A equipe do MIT Sloan analisou dados de cerca de 2,7 milhões de pessoas que fundaram empresas entre 2007 e 2014 e que contrataram pelo menos um funcionário.
Eles então descobriram que os negócios com maior crescimento eram liderados por empreendedores com 45 anos de idade, em média.
Os pesquisadores categorizaram os dados pelo tipo das empresas: empresas de alta tecnologia, empresas apoiadas por capital de risco e empresas de patentes. Em todos os Estados Unidos, as idades médias dos fundadores foram, respectivamente, 43, 42 e 45 anos.
A equipe analisou idades e startups em áreas como Califórnia, Nova York, Massachusetts e, especificamente, no Vale do Silício. O mais próximo que qualquer idade de fundador chegou de “jovem” foi em empresas apoiadas por capital de risco, onde a idade média era de 39 anos em Nova York.
Essa foi também a média de idade dos fundadores de um dos mais jovens setores de tecnologia, as operadoras de telecomunicações sem fio.
Kim e Azoulay também descobriram que os empreendedores obtinham um sucesso 125% maior quando empreendiam no mesmo setor em que eram empregados anteriormente.
A explicação
Embora isso possa ser um choque – pelo menos para os que têm 20 e poucos anos e desejam iniciar empresas e para os investidores de risco que os financiam – Kim disse para os economistas que essa ideia condiz com o esperado.
“Em teoria, sabemos que com a idade muitos benefícios se acumulam”, disse Kim. “Por exemplo, você obtém muito capital humano com a experiência, também obtém mais recursos financeiros à medida que envelhece, além de conexões sociais, as quais provavelmente aumentarão suas chances de sucesso como empreendedor”.
Ambição e empreendedorismo
Existem outras maneiras de obter informações sobre fundadores e empresas, como o LinkedIn, explicou Azoulay, mas os dados do Censo “se aproximam muito mais da realidade do que qualquer outro. Todo o resto é apenas uma amostra selecionada.”
“Ocorre que as pessoas tinham acesso ao censo antes, mas não tinham como determinar quem era funcionário e quem era fundador. Agora podemos fazer isso, é a primeira vez que podemos fazer isso. ”
A equipe colaborou com Benjamin Jones, professor da Kellogg School of Management da Northwestern University, e Javier Miranda, do Census Bureau. Somente pesquisadores internos do Census Bureau têm acesso aos dados do K-1.
Antes de mergulhar nos dados, os pesquisadores tiveram que abordar várias coisas, como esclarecer o trabalho por conta própria versus o empreendedorismo e definir como escopo da pesquisa apenas empresas que tinham ambição de crescer.
Muitas empresas são iniciadas com a intenção de ser bem-sucedidas, mas também pequenas – pense em uma lavanderia ou pizzaria.
“Não há nada de errado nisso”, disse Azoulay. “Mas quando você está falando sobre empreendedorismo, a ideia que se tem é a imagem de alguém que está tentando algo com a ambição de crescer no momento em que ele ou ela começa”.
Esse ponto de partida também é algo que precisava ser definido, disse Kim. Como você define empreendedorismo? É o dia em que você realmente contrata alguém, o dia em que você tem a ideia em sua garagem, ou é o dia em que você se inscreve em uma aceleradora?
“Não houve consenso em termos de como você define um empreendedor; isso tem sido um desafio”, disse Kim. “Tivemos a oportunidade de combinar dados do Censo e dados do IRS que nos permitem identificar a propriedade dos negócios, combinada com as pessoas que realmente estão no negócio no primeiro dia”.
O que Kim e Azoulay conseguiram rastrear não foi apenas quem esteve lá no primeiro dia, mas também diferenciou os funcionários não fundadores e os empresários que tiveram uma grande participação na empresa.
“O que eu acho legal em nosso artigo é conseguir fazer essas duas coisas ao mesmo tempo: encontrar fundadores e sua idade, para um conjunto de empresas jovens que provavelmente têm a ambição de construir algo significativo no momento em que eles começaram ”, disse Azoulay.
Melhor empreendedorismo
Então, por que a idade importa no empreendedorismo? Pode ser o resultado de capital humano, social ou financeiro, uma combinação desses, ou qualquer outra coisa.
“A única coisa que o Censo não possui são bons dados sobre educação. Não podemos dizer a você se esses fundadores têm doutorado ou formação universitária. Nós não sabemos disso. Nós vemos um pouco da sua experiência ”, disse Azoulay.
“Isso é parte da idade avançada, as pessoas mais velhas conseguem compreender melhor o que acontece no seu setor”.
Essa é uma lição para fundadores e investidores, disse Azoulay. No momento, algumas ideias que merecem financiamento podem não estar sendo obtidas porque seus fundadores de 37 anos já são rotulados como ultrapassados.
Isso não quer dizer que não haja jovens que tenham criado “negócios de sucesso muito robustos e muito grandes”, disse Azoulay, mas isso também não significa que eles não vão melhorar com a idade.
Bill Gates e Jeff Bezos, por exemplo, tiveram mais sucesso aos 50 anos do que aos 20.
Empreendedores de 20 anos, não desanimem!
Quanto aos jovens de 20 anos que desejam ser o próximo Mark Zuckerberg, Kim disse que eles não devem desanimar com os dados e, em vez disso, devem ter certeza de que ainda podem ser bem-sucedidos e fazer parte de um empreendedorismo aprimorado.
“Se você tem 22 anos ou está apenas saindo de um programa de MBA, e existe essa perspectiva social de que você deve ser um empreendedor agora, repense isso, porque você pode ter uma ótima ideia, mas pode não ter as habilidades certas ou experiência para realmente impulsiona-la”, disse Kim.
.
Créditos:
Livre tradução do artigo de Meredith Somers “The 20-year-old entrepreneur is a lie”, publicado originalmente em https://mitsloan.mit.edu/ideas-made-to-matter/20-year-old-entrepreneur-a-lie.