Empreendedores de meia-idade podem – e devem – recorrer a novos truques.
Embora não haja limite de idade para o sucesso empresarial, são os empreendedores mais jovens que frequentemente recebem mais atenção da mídia.
Todos os dias recebo um ou dois e-mails de empresas de relações públicas me pedindo para escrever histórias sobre um cliente, muitas vezes, uma empresa dirigida por um fundador jovem.
No entanto, os empreendedores de meia-idade também estão construindo startups incríveis.
De fato, de acordo com uma pesquisa State of Small Business de 2019, realizada pela Guidant Financial and LendingClub, 57% dos proprietários de pequenas empresas pesquisadas tinham mais de 50 anos – um pequeno aumento em relação a 2018 – 25% dos entrevistados tinham entre 40 e 49 anos.
Os empreendedores de meia-idade podem ter vantagens distintas sobre os mais jovens, graças a três aspectos:
redes de contato mais amplas e mais estabelecidas;
acesso a capital humano e financeiro; e
anos de conhecimento e experiência empresarial.
Apesar dessas vantagens, há outros aspectos da criação ou gestão de uma empresa que podem ser mais desafiadores para aqueles que planejam buscar o empreendedorismo mais tarde na vida. Aqui estão algumas dicas para esses empreendedores:
1. Dedicar energia para encontrar recursos e terceirizar
Acompanhar os rápidos avanços da tecnologia não é fácil, mesmo sendo um empreendedor bem experiente.
Como um empreendedor de 44 anos de idade que dirige um pequeno negócio, muitas vezes, eu sinto que me falta compreensão sobre o que a tecnologia pode trazer de benefício.
Se os recursos são enxutos, é uma luta para decidir em que tecnologia investir e como incorporá-la ao negócio. Por isso, trazer talentos específicos para a equipe, ajuda muito.
Eu trouxe uma pessoa da faixa dos 20 anos para me ajudar com tarefas tecnológicas, como os meus boletins informativos por e-mail e marketing. Apesar de simples, essas tarefas exigiam habilidade e confiança que eu não tinha.
Agora posso me concentrar em aplicar meus pontos fortes a outros aspectos do negócio.
2. Empreendedores de meia-idade devem cultivar relacionamentos com consultores
Quanto mais velhos ficamos, mais desafiador pode ser compreender as novas gerações de potenciais clientes.
É importante procurar consultores que possam atualizá-lo sobre as gerações mais jovens.
Contratar um especialista da geração do milênio ou da geração Z ou conduzir grupos de discussão com jovens pode ajudar a obter insights de dados e inteligência.
3. Não fique preso no passado
Se vier o pensamento de que quanto mais velhos, mais presos em nossas manias ficamos então você tem que se lembrar de outro ditado muito sábio: mude ou morra.
Não perca de vista o espírito empreendedor que o deixou curioso, inovador e aberto a coisas novas.
Algo que eu fiz que me ajuda a entrar mais em contato com o porquê de eu trabalhar, ou simplesmente me sentir mais aceito pela mudança, é ir a um retiro.
Isso me dá uma “atualizada” que ajuda a voltar ao trabalho mais renovado e com mais propósito.
Se você ainda não tem certeza se deve considerar mudar os processos de negócios, basta lembrar o que aconteceu com a Toys ‘R Us, Kmart, e outros gigantes do varejo que foram lentos para mudar.
A adaptabilidade é uma característica empresarial chave, e pode ajudá-lo a levar o seu negócio para o próximo nível.
4. Conheça suas limitações, mas não deixe que elas definam você
A idade é definitivamente apenas um número. Com um estilo de vida equilibrado e um regime saudável, os 40 anos de idade não são mais como eram antigamente.
Claro que, eventualmente, as limitações atingem a todos à medida que envelhecemos. Sua saúde física, suas obrigações familiares e os seus níveis de energia desempenham um papel importante no seu dia a dia de trabalho.
Porém, esteja ciente das mudanças que você está enfrentando e continue fazendo o que puder para combater o envelhecimento (no sentido de declínio).
No meu caso, noto os sinais de que preciso pisar no freio ou passar menos horas trabalhando. Em vez de ficar frustrado, eu procuro formas mais eficientes de programar meu tempo ou diferentes formas de me alimentar que não me prejudiquem no trabalho.
Explore possíveis mudanças no seu estilo de vida.
5. Pense na sua estratégia de saída
Muitos empreendedores acreditam que transferir ou vender o seu negócio é uma enorme fonte de sofrimento. Considerar uma estratégia de saída para o seu negócio pode ser difícil em qualquer idade.
No entanto, muitas vezes, é necessário. Em algum momento você vai querer – ou precisar – passar para a próxima etapa em sua vida.
Para um empreendedor da meia-idade, esta estratégia de saída pode assumir um processo completamente diferente do que para um jovem empreendedor.
Considere quando você quer se aposentar, se um colega ou membro da família pode assumir o controle, ou se você deve vender o negócio.
Marque reuniões com um consultor empresarial, especialista financeiro, fiscal, sua equipe ou outras partes interessadas.
Em seguida, crie planos formais de estratégia de saída e prepare toda a documentação necessária.
6. Avalie recorrer a recursos especiais para empreendedores da sua faixa etária
Considere alguns recursos disponíveis para orientar o sucesso do seu negócio. Por exemplo, o Global Institute for Experienced Entrepreneurship (GIEE) fornece pesquisa, serviços de consultoria, uma incubadora e outros recursos.
O Wise é outra organização empresarial com foco sênior, projetada para apoiar fundadores mais velhos e outros empresários.
.
Créditos:
Livre tradução do artigo de John Boitnott “How Older Entrepreneurs Can Tackle the Challenges of Starting New Businesses ”, publicado originalmente em https://www.inc.com/john-boitnott/how-older-entrepreneurs-can-tackle-challenges-of-starting-new-businesses.html