A aposentadoria está saindo de moda? Algumas pessoas idosas se mudam para comunidades de aposentados onde praticam golf ou shuffleboard. Já outros idosos que querem aprimorar seus conhecimentos tecnológicos ou começar um pequeno empreendimento, vão para o Senior Planet.
Recentemente, pesquisadores do MIT Technology Review foram conhecer o Senior Planet, uma comunidade de aposentados e espaço de co-working fundado em 2006 por Tom Kamber. Em sua localização em Manhattan, as pessoas idosas podem aprender de tudo, desde como ligar o computador até como criar seus próprios sites.
Nunca foi tão importante aprender essas habilidades para essa turma cheia de longevidade, especialmente para os empreendedores mais velhos afinal, estão se tornando uma parte cada vez maior da economia dos Estados Unidos.
Um frequentador regular do Senior Planet chamado Michael Taylor, era responsável por gerir uma loja de antiguidades, mas diante do aumento do custo de aluguel, ele não teve outra escolha, teve que fechar a loja.
Apesar de perder seu pequeno negócio, ele não tinha a menor vontade de se aposentar. Ao invés disso, obteve seu mestrado na Escola de Design Interior de Nova York. Ele foi para o Senior Planet obter ajuda sobre design de websites para uma pequena empresa já bem sucedida, disse ele no artigo da MIT Technology Review.
Empresários mais velhos são mais bem sucedidos
A pesquisa mostra que empresários mais velhos são mais bem sucedidos e que permanecer trabalhando contribui para ter melhor saúde mental.
De acordo com o relatório de 2016 da Babson College sobre o Retrato das Pequenas Empresas dos Estados Unidos, 51% delas são geridas por pessoas com 50 anos ou mais, contra 46% em 2007 – e essas pequenas empresas estão permanecendo abertas por mais tempo do que as fundadas por gerações mais novas: 70% das pequenas empresas geridas por pessoas idosas continuam em funcionamento após três anos de abertura, em comparação com apenas 28% quando a empresa é gerida por empreendedores mais jovens.
Existem mais idosos do que nunca
Os millenials podem ser o maior grupo de trabalhadores na atualidade, porém os americanos mais velhos estão alcançando esse grupo. De acordo com o Departamento de Trabalho dos EUA, os trabalhadores acima de 55 anos serão o maior grupo da força de trabalho até 2024, representando 24.8%.
Taylor, hoje com 71 anos, viu seu pai se aposentar com 84 anos. De repente, sem trabalhar, seu pai envelheceu rapidamente. “Se é isso que a aposentadoria faz com você, eu não quero. Então eu planejo trabalhar até quando Deus permitir ou até que eu não possa mais trabalhar” disse ele à MIT Technology Review.
Alguns especialistas dizem que a melhor maneira para permanecer ativo e prevenir os efeitos negativos da idade é nunca se aposentar.
De acordo com um estudo de 2013 do Instituto de Assuntos Econômicos, uma “think tank” – tipo de organização que promove a ponte entre o conhecimento aplicado e os decisores políticos – do Reino Unido, os aposentados tem 40% mais chances de serem diagnosticados com depressão clínica que os que não se aposentaram, o que indica que o trabalho faz bem para manter a saúde mental na velhice.
O empreendedorismo ajuda a combater o envelhecimento
Mesmo que ainda vários americanos idosos estejam ativos no mercado de trabalho, o preconceito com a idade é um empecilho na hora de conseguir um emprego.
De acordo com um estudo realizado pelo iHire, 53% dos baby boomers já sentiram discriminação no trabalho, incluindo a dificuldade de conseguir um emprego para o qual estavam qualificados.
Taylor experimentou o preconceito contra a idade. “Conseguir um emprego não é tão fácil se você não for um candidato de 20,30 ou 40 anos”, diz ele no artigo.
O objetivo do Senior Planet é tornar o preconceito contra a idade coisa do passado, apagando os estereótipos de que pessoas idosas não conseguem utilizar a tecnologia ou aprender coisas novas.
O fundador do Senior Planet, Tom Kamber, disse ao MIT Technology Review que a idade apenas te deixa um pouco mais lento. Na verdade, “seu horizonte é menor – seus sonhos se tornam mais críticos e urgentes”, diz ele.
Kamber acredita que a idade não é uma barreira para o empreendedorismo ou o sucesso, mas ocasionalmente, a tecnologia pode ser. “Quando você é idoso e você tem uma ideia e quer colocá-la em prática, alguém tem que te dar um pequeno auxílio”, disse ele.
.
Créditos:
Foto: LinkedIn Sales Navigator no Unsplash.
Livre tradução do artigo de Ivan De Luce “Forget retirement: Senior citizens are founding small businesses, and research shows more of them are likely to succeed than young entrepreneurs”, publicado originalmente em https://www.businessinsider.com/seniors-realize-their-small-business-dreams-2019-8