Empreender ou não depois de certa idade? Quando se pensa no empreendedorismo como uma opção de meio de carreira, há uma série de preocupações que se tenta abordar. Isto inclui os riscos, as responsabilidades, as finanças e, principalmente o fator idade.
É essencial notar que o empreendedorismo nunca está associado à idade. Hoje em dia, termos como empreendedorismo e startups são associados com jovens e recém formados de faculdades. Isto é provavelmente inspirado pelas histórias de sucesso dos jovens empresários que cresceram muito num curto espaço de tempo.
Mas o sucesso de uma empresa ou de um empresário não depende da idade. Você nunca é muito velho para ser um(a) empresário(a)e nunca é tarde demais para embarcar em uma nova viagem.
Empreendedorismo não é apenas um jogo para jovens
Quando uma pessoa atinge a idade de 40 ou 50 anos, pode sentir-se muito velha para ser empreendedora. Mas não é esse o caso. Você não precisa ter 18, 20 ou 25 anos para começar seu próprio negócio. O empreendedorismo não vem com nenhuma restrição de idade.
A maioria dos empreendedores de sucesso começou mais tarde na vida e deixou sua marca em suas respectivas áreas. Gordon Bowker fundou a Starbucks, a rede de café mais popular do mundo, aos 51 anos. Charles Flint fundou a IBM aos 61 anos e Harland David Sanders fundou a KFC (Kentucky Fried Chicken) aos 62 anos. McDonald’s, Walmart e Adidas foram todos fundados por pessoas com mais de 40 anos.
Com a idade vêm muitas vantagens
As pesquisas mostram que os empreendedores que iniciaram seu próprio negócio quando estavam no meio de suas carreiras profissionais, tiveram uma tendência maior de sucesso em comparação com os jovens que iniciaram logo após a faculdade. Vamos olhar para alguns dos aspectos positivos que vêm com a idade e experiência de trabalho.
1. Experiência
Quando você começa um negócio em seus 40 ou 50 anos, você tem cerca de 20-25 anos de trabalho e experiência específica da indústria. Com esta sabedoria mundana, você toma melhores decisões sobre o negócio em termos de execução, estabelecimento e sua expansão.
Com a experiência, você também sabe que o sucesso não vem da noite para o dia e leva tempo e esforço para alcançá-lo. É menos provável que se sinta desapontado com a forma como o seu negócio pode funcionar e aproveite a oportunidade para construir uma base sólida para ele.
2. Rede
Quando você começa um negócio um pouco mais tarde na vida, você pode alavancar a rede profissional que você construiu ao longo dos anos. Esses contatos podem variar em diferentes campos – gestores, marketing, literatura, engenharia, mídia, publicidade e assim por diante.
É essa rede que ajuda a promover a sua marca ou negócio nas fases iniciais. Às vezes, é através desses contatos que você pode construir sua lista de clientes e/ou investidores.
3. Verdadeira vocação
Este pode ser o seu momento Ikigai e você não deve olhar para trás e apenas ouvir o seu coração e sua mente para começar. Também pode ser o caso de você ter encontrado sua verdadeira vocação e estar interessado em construir um negócio em torno dela.
Isto é comum com muitos que começam a refletir sobre o impacto social que eles criaram ou o número de vidas que eles tocaram. Este é outro gatilho positivo que tem ajudado muitos da faixa etária mediana a construir empresas de sucesso.
4. Estabilidade financeira
O investimento inicial e a estabilidade financeira são alguns dos maiores contratempos para os jovens empreendedores. Mas é uma vantagem para aqueles que planejam iniciar seu empreendimento mais tarde na vida.
Com um emprego há mais de 20 anos, você pode estar financeiramente estável para iniciar um negócio próprio, ou você pode ter uma ideia que funcionaria bem melhor nos dias atuais do que 20 anos atrás. Talvez seja aqui que você queira usar uma parte de suas economias.
5. Gestão
Sua experiência de trabalho nos últimos anos pode ter te propiciado habilidades gerenciais específicas da indústria, networking, gestão e trabalho em equipe e muito mais. Todas essas habilidades são úteis ao executar o seu próprio negócio.
Por causa da sua experiência, você tem uma ideia de como trabalhar em equipe e como incentivar o trabalho para você cumprir os prazos. Terá êxito desde a contratação de funcionários até a gestão de uma equipe de sucesso.
“Qualquer momento é um bom momento para começar uma empresa” (Ron Conway, investidor anjo do Vale do Silício).
É preciso coragem para sair da sua zona de conforto de ter um emprego estável e entrar no mundo aventureiro do empreendedorismo.
Não há nenhum momento certo para começar algo novo e você nunca sabe quando sua ideia pode surgir e crescer além da sua imaginação. Com um bom planejamento vêm grandes negócios. E lembre-se, você nunca terá passado da idade de ser um(a) empreendedor (a).
.
Créditos:
Foto de Martin Reisch, Unsplash.
Livre tradução do artigo de Rajesh A R “Why there’s no right age to be an entrepreneur”, publicado originalmente em https://www.nationalskillsnetwork.in/why-theres-no-right-age-to-be-an-entrepreneur/